Conheça os três acidentes de trabalho mais comuns no Brasil

Os acidentes de trabalho são uma preocupação geral para as organizações. Exigindo que sejam tomadas algumas ações de prevenção em seu ambiente de trabalho. Porém, nem sempre dá para evitar um acidente de trabalho. Listamos aqui alguns dos principais acidentes de trabalho no Brasil.

A aplicação da Segurança do Trabalho nas empresas é fundamental para evitar acidentes de trabalho. As empresas devem estar sempre preocupadas com a saúde, bem-estar e segurança de seus funcionários. Por isso, é muito importante que ela esteja sempre fiscalizando seus ambientes de trabalho. Além de promover treinamentos de segurança para seus funcionários.

Segundo o Ministério da Previdência Social foram registrados 549.405 mil acidentes de trabalho em 2017. Uma queda de 6,19% em relação a 2016. Conheça abaixo os acidentes de trabalho mais comuns:

QUEDAS

Nem sempre conseguimos evitar tombos no ambiente de trabalho, porém, dependendo da gravidade da queda, podem-se ter grandes consequências. Esses acidentes de trabalho podem ocorrer por vários motivos, como: piso escorregadio, chão molhado e mal sinalizado, escadas sem corrimão entre outros.

Depende da empresa, a fiscalização desses locais para que eles sejam adequados às normas, evitando acidentes de trabalho como esses.

CHOQUES ELÉTRICOS

O choque elétrico é comum em fábricas e prédios em construção ou manutenção. Nesses casos, para evitar os acidentes de trabalho, é ideal que sejam cumpridas as normas da NR10. Essa norma  regulamenta e garante a segurança de trabalhadores que atuam nesses setores.

É ideal que as empresas façam treinamentos de segurança dos trabalhadores. Com o treinamento, o funcionário acaba sabendo identificar riscos e agir de forma segura para evitar acidentes. Além disso, a empresa deve fiscalizar o uso dos EPIs que é fundamental.

GOLPES PROVOCADOS POR FERRAMENTAS

Esses acidentes de trabalho provocados por ferramentas, geralmente ocasionam cortes, fraturas ou contusões. Muitas vezes, acontecem quando o funcionário não sabe manusear a ferramenta de maneira correta, também pode ocorrer quando a própria ferramenta não está em um estado de conservação ideal.

Nesses casos, é importante proporcionar treinamento adequado dos colaboradores para que as ferramentas sejam manuseadas de forma correta. A empresa também deve realizar a manutenção preventiva das ferramentas com frequência, e claro, sinalizar os locais com riscos.

Espero que esse artigo tenha sido proveitoso.
Conheça os serviços de Segurança do Trabalho da Clínica CRC.
Postagens Recentes