Medicina e Segurança do Trabalho. Qual a diferença?

Sabemos que toda empresa precisa trabalhar a medicina e segurança do trabalho com seus funcionários. Porém, muitos gestores confundem os termos e consequentemente o significado de cada um deles. Saiba a diferença entre medicina e segurança do trabalho e a importância de cada um!

Toda organização precisa se preocupar com a saúde, segurança e bem-estar de seus funcionários. É por meio disso que as empresas adquirem benefícios, tanto para seus funcionários quanto para a própria organização. Para tanto, existem a Medicina e Segurança do Trabalho, cada uma delas com sua especificidade e ambas importantes para as empresas.

O que é a Medicina do Trabalho?

A Medicina do Trabalho é a área que atua na preservação da saúde e qualidade de vida do funcionário. Ela se preocupa em prevenir o trabalhador contra doenças, diagnosticá-las e encaminhar para o tratamento caso seja necessário. Além disso, é partir da Medicina do Trabalho que é avaliado se o trabalhador está apto para exercer determinada função na empresa.

Lembra que toda vez que um funcionário é admitido/demitido, ele passa por um exame admissional/demissional? Além dos exames admissionais/demissionais, a empresa pode solicitar exames periódicos, de mudança de função ou de retorno ao trabalho. Geralmente as empresas solicitam que o funcionário vá até uma clínica realizar os exames, mas também existem algumas que possuem sua própria clínica.

Quais são seus benefícios?

Com a Medicina do Trabalho a empresa consegue perceber maior confiança e engajamento da parte do funcionário, porque o colaborador sente que a empresa está preocupada com sua saúde. A empresa também acaba tendo um controle da saúde de seus funcionários para as funções que eles executam.

O que é a Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho também trabalha na preservação da saúde e qualidade de vida de seus funcionários. Porém, ela está ligada diretamente com a segurança do trabalhador. Buscando prevenir o colaborador contra qualquer perigo no ambiente de trabalho.

A Segurança do Trabalho pode ser aplicada por meio treinamentos de segurança para colaboradores. É com o treinamento que você previne que o funcionário sofra acidentes de trabalho. Ele passa a identificar os perigos no seu local de trabalho e pode agir da melhor maneira com segurança.

A empresa pode passar por processos de verificação de ambiente e execução de ações que vão melhorar o ambiente de trabalho. Geralmente a empresa pede para que alguém vá até local fiscalize todo o local de trabalho, e a partir daí, execute as ações necessárias. Com isso, a empresa promove um ambiente com menos riscos para seus funcionários.

 

Quais são seus benefícios?

Com a Segurança de Trabalho a empresa promove um ambiente mais seguro para seus funcionários, evitando acidentes de trabalho. A empresa pode trabalhar a cultura de segurança no ambiente de trabalho e padronizar hábitos. Além disso, o funcionário percebe que a empresa está preocupada com seu bem-estar e segurança. Promovendo também o engajamento e confiança entre empresa e funcionário.

Concluindo, a diferença entre medicina e segurança do trabalho são suas áreas de atuação. Uma vai trabalhar a saúde e a outra a segurança do funcionário. Além disso, ambas devem ser trabalhadas em conjunto, porque uma complementa a outra e são muito importantes.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre a diferença entre medicina e segurança do trabalho. Para saber sobre nossos serviços de treinamentos de segurança.
Postagens Recentes