Serviços

A Clínica Radiológica Contagem conta com uma ampla infra-estrutura para lhe proporcionar serviços cada vez melhores!
Com equipamentos modernos e de mais nova geração, estamos sempre prontos para atendê-lo e servi-lo
de forma gratificante e eficiente.

Confira abaixo a relação de serviços que oferecemos:

Radiologia Geral

Ramo da medicina que diz respeito ao uso de técnicas de aquisição de imagem no diagnóstico e tratamento de doenças.

Ultrassonografia

Ultrassom

Ultrassom é uma técnica de geração de imagens que usa ondas sonoras de alta freqüência e seus ecos. A técnica é similar à ecolocalização usada pelos morcegos, baleias e golfinhos, assim como o sonar usado pelos submarinos.
Em um ultra-som típico, milhões de pulsos e ecos são enviados e recebidos a cada segundo. A sonda pode ser movida ao longo da superfície do corpo e colocada em ângulo para obter diversas vistas.

Doppler

O ultra-som Doppler se baseia no efeito Doppler. Quando o objeto que reflete as ondas de ultra-som se move, ele altera a freqüência dos ecos, criando uma freqüência mais alta se estiver se movendo na direção da onda e uma freqüência mais baixa se estiver se afastando dela. A alteração da freqüência depende de quão rápido o objeto se move. Este método mede a mudança na freqüência dos ecos para calcular a rapidez do movimento de um objeto. O ultra-som Doppler tem sido usado principalmente para medir a taxa de fluxo de sangue através do coração e das artérias maiores.
O ultrassom Doppler é usado para medir o fluxo sanguíneo através do coração. A direção do fluxo sanguíneo é mostrada em cores diferentes na tela.

Duplex Scan

Um exame de Duplex Scan Vascular é um procedimento indolor que utiliza as imagens obtidas por ultra-sonografia, associadas à análise das ondas de som de alta freqüência, que fazem uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos (Doppler).

Todos os exames de ultra-som utilizam ondas sonoras de alta freqüência e ecos, para obter imagens de estruturas do interior do corpo. Tipos diferentes de sinais são produzidos quando o feixe de ondas sonoras é dirigido a um local particular e as ondas são ricocheteadas no órgão ou tecido do corpo.

O exame de Duplex Scan Vascular pode ser utilizado tanto para obter imagens e sons das artérias (Duplex Scan Arterial), como imagens e sons das veias (Duplex Scan Venoso).

Biopsia

A biopsia ou biópsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório. É utilizada para diagnóstico de várias doenças, especialmente neoplasias..

A biópsia é uma das formas para identificação da doença celíaca.

Tipos de Biopsias

- Externas - pele e mucosas

- Internas - punção às cegas, punção ecoguiada (órgãos maciços), endoscopias (órgãos ocos)

- Extemporânea (perioperatória)

- Incisional (é retirada apenas uma parte da lesão)

- Excisional (é retirada a lesão inteira e, em caso de tumores malígnos, retira-se a lesão com uma margem de segurança de, aproximadamente, 2 cm).

Mamografia

É o exame das mamas realizado com baixa dose de raios X em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. Pode incomodar se for realizado quando as mamas estiverem dolorosas (por exemplo: antes da menstruação). Assim, deve ser feito cerca de uma semana após a menstruação. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas. O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos. Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação em oito clínicas escolhidas aleatoriamente, demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

Exames de Medicina do Trabalho

Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica  que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador trabalha exposto.

Exames Laboratoriais

Damos o nome de Exame Laboratorial ao conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, realizados em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).

*Consulte-nos para obter mais informações sobre qualquer exame específico.