Dúvidas

O que é Ressonância Magnética?

Ressonância Magnética é um exame relativamente novo que permite ao médico radiologista examinar e diagnosticar doenças em diferentes partes do corpo humano. Ela utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não utilizando radiação (raios-X), o exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais a sua saúde.

O que é Tomografia Computadorizada?

A Tomografia Computadorizada é exame computadorizado de raios-X.O aparelho produz imagens por computador da região do corpo a ser examinada, através das quais os médicos podem detectar ações e doenças dentro do nosso corpo.O exame produz pequena quantidade de radiação, o que não causa qualquer prejuízo ao paciente.

O que é Ultrassonografia Pélvica?

Esse exame emprega ondas de som que não são captados pelo ouvido humano. São os ultra-sons. Eles não produzem radiação, portanto não apresentam riscos à saúde. É utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação. Os exames são realizados por um médico especializado na interpretação das imagens. Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica suprapúbica (técnica em que o transdutor é colocado em cima da pele do abdome baixo) e transvaginal ou endovaginal (técnica em que se coloca o transdutor dentro da vagina).

O que é Mamografia?

A mamografia é a melhor técnica de diagnóstico de mama para mulheres acima de 35 anos. É uma radiografia da mama, onde a imagem produzida ajuda a detectar ´´ações na mama. Este exame é muito útil, especialmente em mamas gordurosas e nas mamas de mulheres na pós-menopausa. Ocorreram muitos avanços na mamografia nos últimos anos. Com isto, pode-se detectar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, com uma carga de radiação muito baixa, em trazer danos à paciente.

A mamografia é o melhor exame para se detectar câncer inicial de mama.

O que é o Raio-X ?

Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer, doenças ósseas, etc. Com finalidades terapêuticas os raios X são utilizados com uma irradiação sobre pequenas áreas do corpo, por pequeno período de tempo.